Você Sabe Quando Usar o Verbo “to Get”?

Uma das coisas mais comuns que acontece com qualquer pessoa durante o aprendizado de inglês é, sem dúvida alguma, querer saber o significado do verbo to get.

Quando surge alguma dúvida com relação ao uso de um verbo em inglês, costuma-se falar que colocando o verbo to get no lugar desse verbo que você esqueceu ou até mesmo que você não sabe, na maioria das vezes funciona e dá certo, pois por ser considerado um “verbo bombril”, ele serve de suporte e apoio e não deixa nada a desejar com relação a significado.
Mas, com tanta versatilidade, não devemos esquecer que o verbo to get tem seus significados claros e precisos e, por ser usado em diversos contextos, devemos observar as palavras ao seu redor, para podermos compreender o seu real significado. Por exemplo, “bus” significa “ônibus” e se eu disser get the bus, com certeza você saberá que estou dizendo para você pegar / tomar um ônibus, certo? Da mesma forma que “wet” significa “molhado”, se eu disser get wet, você compreenderá que é ficar molhado ou molhar-se. Fácil? Então vamos ver os significados mais comuns desse verbo tão importante:

  1. To get: adquirir, comprar, conseguir, arranjar, pegar;
  1. To get: tornar-se, ficar, mudar de um estado de espírito para outro;
  1. To get: receber, alguém deu algo para você, doar, receber um presente;
  1. To get: chegar
  1. To get: ganhar dinheiro/salário
  1. To get: entender

getready

 

 

 

 

 

São inúmeras as expressões e phrasal verbs na língua inglesa existentes com o verbo to get. Tome cuidado na hora de usá-lo, pois qualquer mudança de preposição, o sentido muda automaticamente. Vamos ver alguns exemplos?

Get married: casar-se com;

Get up: levantar-se (acordar);

Get hungry: ficar com fome;

Get tired: ficar cansado;

Get a car / house: comprar um carro, uma casa;

Get over: recuperar-se de uma doença;

Get in the way: ficar no caminho;

Get together: ficar junto.

Se for exemplificar aqui, um artigo é muito pouco e você deve estar pensando que com tantos significados, as coisas parecem difíceis e você nunca vai aprender. Não é bem assim, pratique seu uso em diversas frases e contextos e a cada significado novo que aprender, faça anotações, discuta consigo e encontre a melhor técnica de memorização.

Como você já deve ter me ouvido falar antes a melhora maneira é sempre aprender de maneira contextualizada e ir se habituando aos significados com o uso. Nem pense em ficar memorizando estas listas de significados aqui neste artigo. Contudo você pode usá-la como referência quando surgir uma situação que você tenha dificuldade.

 

Com o passar do tempo, você perceberá que usá-lo é mais fácil do que qualquer outro verbo. Lembre-se também que o verbo to get é usado no presente, passado e futuro, da mesma forma que usamos outros verbos. Got it? (Entendeu?)

Bons estudos! 

 

  • Domingos

    Dica de ouro! Valeu, Rafael!

  • Paulo

    Fiquei na dúvida, sou estudante já, faço curso a uns 2 meses e já conhecia um pouco da língua. Essa questão do “To GEt” vi que tem muitas semelhanças com o “TO Take”. Um pode substituir o outro?

  • I’m learning faster than with books. Obrigad.o

    • inglesagora

      Eu é que agradeço Luiz,

      Sucesso e conte sempre comigo!

  • Vandersandro Martins Santana

    O to get ficou muito claro pra mim a uns anos atrás quando uma inglesa falou para eu encara lo sempre (ou quase rs) como um indicador de mudança de estado. Ai ficou bem fácil utilizá lo como coringa hehehe