Por que Ouvir Música Pode te Ajudar Falar Inglês Fluente

Quer melhorar a concentração, a criatividade e reduzir a tensão durante o aprendizado? Pois bem, ouça música, no caso aqui, músicas em inglês. Cantar é uma ótima maneira de aumentar o poder de memorização, já que a maioria de nós consegue lembrar trechos de músicas que escutamos anos atrás e essa técnica só vem a contribuir e nos desafiar a aprender mais.

Quando ouvimos uma música que gostamos, sentimos um enorme bem estar e nossas emoções afloram. Despertamos, através da música, os sentimentos de alegria, melancolia, violência, calma e essas experiências da vida constituem um fator importantíssimo na formação do indivíduo.

Aí vem uma pergunta: o que nos influencia mais uma música ou um filme?

o-PERGUNTA-SOBRE-VIDA-facebook

A música, de acordo com especialistas não tem o elemento visual do filme. A  exposição à música é muito mais frequente, o que representa uma média de 16 horas por semana para a música em comparação de 6 horas para imagens de um filme.

A música exerce um papel muito importante no aprendizado de inglês, pois ao mesmo tempo em que aprendo eu também estou me divertindo, estou relaxando, me deleitando. Devemos levar em conta que a nossa mente tem o poder de gravar tudo que é ouvido várias vezes e isso, facilita e muito na hora de aprender.

Há pessoas que saltaram de nível quando começaram a usar a música para progredir com sua fluência em inglês. Eles aprenderam a A técnica utilizada por eles foi ouvir, memorizar, repetir (cantando) e construir vocabulário.

Se você cantar uma música diversas vezes, você vai, com certeza, melhorar a pronúncia. Cantando, você não usa sotaque. É diferente de quando você fala, pois o ritmo da música faz com que seja mais fácil articular as palavras e, com o passar do tempo, você estará pronunciando corretamente.

Comece assim: escolha uma música de sua preferência, não tente entender o significado inicialmente, espere. Em seguida, escute-a várias vezes. Comece a repetir palavras, frases, aquilo que conseguir. Cante errado, mas cante. Isso fará com que você perca a vergonha e comece a “soltar a língua”. Isso vai fazer você perder a vergonha, sua fluência vai aumentar consideravelmente. Não esqueça de imprimir a letra da música e ir cantando, traduzindo pouco a pouco cada frase e internalizando cada estrutura. O que vale é ouvir, aprender e praticar (cantando).

Existem diversos motivos para aprender através de músicas. Vamos ver:

Ouvindo música você:

  • Pratica estruturas linguísticas;
  • Pratica e enriquece seu vocabulário;
  • Ajuda na entonação e na pronúncia;
  • Proporciona um aprendizado agradável;
  • Educa o ouvido a partir dos falantes nativos.

Hoje já existem vários sites que podem ajudar nesse processo. Eles trazem letras de músicas, bem como suas respectivas traduções. E você ainda pode ouvir e acompanhar. Então, tá esperando o que? Escolha sua música e divirta-se!

No Curso Propulsão para Fluência colocamos em prática conceitos tão naturais e intuitivos quanto ouvir uma música para que você possa internalizar o aprendizado e desenvolver a fluência em tempo recorde.

Saiba mais Sobre o Curso Propulsão para Fluência aqui

 

BANNERLINE