Phrasal verbs: o que são e qual a sua importância no aprendizado de inglês

A preocupação de muitas pessoas no aprendizado de inglês, depois da pronúncia e como pensar em inglês, é o uso dos phrasal verbs, pois para maioria este assunto pode gerar muita confusão.

Mas, o que são os phrasal verbs?

Phrasal verbs são verbos compostos por um verbo mais uma preposição, advérbio ou as vezes ambos. Em geral o que se deve saber é que quando um verbo se associa a uma outra palavra passa a formar um outro verbo e seu sentido é alterado.

Estão sempre presentes na fala, nas situações informais. Podem também  ser usados nas situações formais, mas o uso de verbos que possuem o mesmo significado é mais comum. Se não houver um verbo equivalente, os phrasal verbs podem ser usados em qualquer contexto. Veja alguns phrasal verbs que substituem verbos tradicionais:

– Put off = Postpone – adiar

– Turn up = Arrive – chegar

– Take off
 = Remove – remover

Confuso? Realmente não é tão simples entender, até porque existem milhares combinações como estas com os mais variados verbos. O fato é que sem conhecer pelo menos os principais phrasal verbs  não dá para ter um bom nível de fluência em inglês. Existem mais de 5000 deles que são usados na Língua Inglesa. Calma! Não precisa se desesperar.

Mas o que fazer então? Você pode estar se perguntando. Tenho que ter uma bola de cristal? Como alguém que está iniciando pode se resolver neste assunto? Bem minha dica é que não vale a pena tentar memorizar listas intermináveis.

O melhor é ir aprendendo aos poucos conforme eles aparecerem para você. Aprender de forma progressiva e contextualizada é o caminho mais seguro para aprender inglês. Foque naqueles que você precisar no seu dia a dia na comunicação escrita e oral em e com o passar do tempo, com a prática diária, você vai utilizá-los com mais facilidade.

Outra dica é você entender que a compreensão a cerca de um phrasal verb vai muito além de um contexto, de exemplos e usos, pois existem mais de 5000 deles que são usados na Língua Inglesa. Calma! Não precisa se desesperar. Foque apenas naqueles que você precisar no seu dia a dia na comunicação escrita e oral em inglês e com o passar do tempo, com a prática na utilização dos mesmos, você vai utilizá-los com mais facilidade.

Dicas que irão ajudá-lo na compreensão dos phrasal verbs:

  • Você tem que entender o significado de um phrasal verb por inteiro, como se fosse uma palavra só. Por exemplo: look  significa olhar e up significa subir, mas o phrasal verb look up pode ter diferentes significados. Veja:
  1. Look up – procurar, pesquisar informações em um livro ou computador: Look the word up in this book.
  2.  Look up – visitar alguém que você não vê há muito tempo: I’ll look you up next time.
  3. Look up – melhorar: Things are looking up. 

 

  • Aprenda os verbos em pares associados com um contexto particular, isto ajudará você a lembrar deles;
  • Escreva descrições sobre como você gasta seu tempo, sobre sua rotina, usando phrasal verbs;
  • Compre um bom dicionário de phrasal verbs;
  • Escute e anote os phrasal verbs quando você estiver assistindo a um filme ou TV ou quando estiver lendo um jornal ou uma revista.

Os verbos que se combinam com outras palavras para formar phrasal verbs mais comuns são: break, bring, call, come, cut, get, give, go, keep, knock, look, make, pass, pick, pull, put, run, set, take, turn. O significado básico deles são ações concretas, mas quando eles fazem parte de um phrasal verb, eles geralmente têm significados abstratos também.

Às vezes um significado concreto pode ajudar você a encontrar um significado abstrato. Por exemplo, você pode usar look back com o sentido de acenar para alguém dizendo adeus saindo de algum lugar de carro (significado concreto – olhando por trás de você) ou você pode usar look back com o sentido de olhar para seu passado ( significado abstrato – olhar para suas lembranças).

Espero que essas dicas e exemplos tenham ajudado. Se desejar se aprofundar e dominar os phrasal verbs para se comunicar em inglês como muito mais naturalidade e eficiência recomendo que conheça o nosso Curso Phrasal Verbs Passo-a-Passo.

PHRASAL VERS PASSO-A-pASSO (1)

Com o Pharsal Verbs Passo-a-Passo você terá um guia completo de como e quando usá-los, uma visão geral dos pharsal verbs mais usados para os principais verbos da língua inglesa, além de uma lista com os phrasal verbs mais usados para baixar e consultar a qualquer tempo. As aulas são em vídeo, com material de acompanhamento para download. Clique aqui para conhecer.

 

  • ray

    muito bom! obrigado.