O que é uma Selfie?

De acordo com a Wikipédia é a junção do substantivo self (em inglês “eu”, “a própria pessoa”) e o sufixo ie - é um tipo de fotografia de autorretrato.

É uma palavra usada para descrever uma fotografia que a pessoa tira de si mesma, geralmente com um smartphone ou webcam e em seguida, carrega a mesma nos sites de mídias sociais. Portanto, as fotos publicadas no facebook, twitter, instagram são chamadas de selfies. Se você tirar fotos com mais de uma pessoa ou várias pessoas, são chamadas de “selfies de grupo”.

Como as mídias estão em alta e essa palavra já está sendo usada no próprio inglês mesmo, com certeza ela será considerada um estrangeirismo. Vamos ver então quando e qual a origem dessa palavra.

Existem relatos que contam que no século XIX a Grã-duquesa Anastácia tirava fotos de si mesma e enviava por carta para os amigos. Essas fotos eram tiradas em frente ao espelho, igual nos dias de hoje.

Existe outra versão que conta que ela surgiu no ano de 2002, onde apareceu pela primeira vez em um fórum australiano e, que só tornou-se tão famosa e tão comum depois que as mídias sociais fizeram com que ela virasse uma “febre” e seu uso cresceu tanto nos últimos anos que a Oxford Dictionary a elegeu como a palavra do ano de 2013.

Os principais adeptos do selfie de acordo com os especialistas são os jovens com idade entre 13 e 24 anos e que são divididos em três categorias: os que gostam de mostrar sua imagem em frente ao espelho do elevador, do banheiro ou da academia; os que gostam de mostrar como estão emocionalmente com fotos que retratam alegria, tristeza ou outro tipo de sentimento e por último, os que são chamados de “geoselfies” que procuram mostrar apenas o ambiente em que estão.

As pessoas que gostam de se exibir diante de uma câmera precisam ter um cuidado redobrado ao fazê-lo, pois a auto-exposição, em alguns casos, pode ser prejudicial, pois essa necessidade de estar esperando um elogio por parte do outro, ou seja, as pessoas que olham as fotos e curtem, ou comentam, faz, às vezes, com que eu perca minha própria identidade e crie uma imagem do que eu não sou. Por isso, o alerta.

Mas não se preocupe, se tomar os devidos cuidados não nada de mal em tirar sua selfie, não é mesmo? Então, pegue sua câmera, escolha a melhor pose e o melhor lugar e vá em frente!

  • Muito bom gostei,já estou aprendendo!