Inglês Americano ou Britânico: Qual é Melhor?

 

É muito comum para quem ensina inglês ouvir a seguinte pergunta: Inglês Americano ou Britânico – Qual é melhor? Alguns ingleses, durante o século XIX, acreditavam que os americanos eram “destruidores” da língua materna. Essa reação deles parece até compreensível, pois, alguns cidadãos orgulhosos se consideram os guardiões da língua inglesa.

Mas você acredita que mesmo depois de tanto tempo ainda se ouvem pessoas comparando o inglês britânico e o inglês americano e discutindo qual é “o melhor tipo de inglês”? Apesar de analisar todos os pontos de vista em diversas discussões, chegamos à conclusão que isso é uma preferência pessoal.

Para argumentar que alguma variedade do inglês é melhor que outra, é como dizer que “bife assado” é mais saboroso que “frango frito”, ou seja, varia muito de pessoa para pessoa. O inglês, hoje, tornou-se uma língua franca falada com muitos sotaques ao redor do mundo. E, do ponto de vista da diversidade cultural, essa ideia que o inglês britânico ou americano é “o melhor tipo de inglês” é claramente descartada.

A Principal Diferença está na Pronúncia

 

ingles americano e britanico

Vale salientar que cada pessoa escolhe seu melhor estilo e a partir de então, começa a dedicar-se a ele, fazendo com que esse estilo seja para si o melhor. Uma das maiores diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano é a pronúncia.

No inglês britânico, muitas vogais têm sons diferentes e geralmente não são nasalizadas e, o caminho mais fácil para essa percepção é ouvindo e comparando os dois. Pergunte a uma pessoa da Inglaterra o que significa fag e ela dirá a você que é um cigarro.

Se você fizer a mesma pergunta a um americano, você vai ficar em uma situação difícil porque no inglês americano um fag é um termo homossexual pejorativo e ofensivo. Isso só nos mostra que a mesma palavra algumas vezes têm o significado diferente na Inglaterra e nos estados Unidos.

Vamos ver alguns exemplos e suas diferenças:

Americano                             Britânico                         Tradução

Bar                                                     Pub                                          Bar

Elevator                                           Lift                                   Elevador

Truck                                               Lorry                               Caminhão

Movie theater                             Cinema                               Cinema

Sidewalk                                      Pavement                            Calçada

Potato chips                                Crisps                              Batata frita

Eraser                                           Rubber                            Borracha

Apartament                                   Flat                                  Apartamento

 

Existe também uma lista de palavras individuais que têm a mesma pronúncia, mas são soletradas diferentemente. São elas:

Americano                        Britânico
Analyze                               Analise
Check                                  Cheque
Defense                              Defence
Jewelry                                Jewellry
Offense                               Offence
Pajamas                              Pyjamas
Practice (verb)                    Practise
Tire                                      Tyre

Como você poder ver, apesar das pequenas alterações de vocabulário e pronúncia não existe muita diferença entre o inglês britânico e o inglês americano. A única coisa que você tem a fazer é decidir qual dos dois você se sente mais confortável em falar e siga em frente.  

E independente do tipo de inglês que você escolher você pode ficar fluente em tempo recorde com o princípio secreto e altamente eficaz que vou te falar clicando aqui.

Isso, porque apesar das diferenças o idioma é um só. E no Curso Propulsão para Fluência eu procuro ensinar o idioma de maneira que você possa ter a percepção destas diferenças e desenvolver a capacidade comunicativa no idioma sem problemas.

Espero que tenham gostado.