Entendendo os Substantivos Contáveis e Incontáveis

Muitos brasileiros quando estão falando inglês, cometem um erro muito comum que é fazer mais plurais do que deveria. Por exemplo, dizemos músicas, móveis em português e, em inglês, essas palavras são incontáveis: musicfurniture

Por outro lado, existem algumas palavras que só são usadas no plural como, por exemplo: scissors (tesoura), glasses (óculos), alms (esmola), pants (calças).

Em inglês se um substantivo é incontável, ele não deve ser colocado no plural.  A palavra money (dinheiro) por exemplo, não tem plural, pois não podemos dizer “one money”, “two money”. Precisamos nesse caso de uma “moeda corrente” para poder contá-lo. Ex: one real, two dollarsetcmas se uma pessoa tem pouco dinheiro dizemos (a little money), se tem muito dizemos (much money).

Se um substantivo for incontável, você não pode quantificá-lo usando a palavra “one” (um). É muito comum em português pedirmos “uma ajuda”, “uma informação”, “um conselho”, mas em inglês dizemos: some help, a piece of information, a piece of advicequando estamos nos referindo a um só.

Logo abaixo seguem algumas características que podem nos ajudar a memorizar os substantivos incontáveis. São elas:

  • Substantivos abstratos: music ( música), art (arte), love ( amor), luck (sorte), happiness (felicidade).
  • Tudo o que é líquido: water (água), milk (leite), oil (óleo), coffee (café), tea (chá).
  • O que precisa ser fatiado antes de ser comido: cheese (queijo), ham (presunto), Bread (pão).
  • Aquilo que precisa de uma medida para ser quantificado, ou seja, os grãos, a massa, o pó: rice (arroz), beans (feijão), sugar (açúcar), flour (farinha).

Mas atenção:

Existem alguns substantivos que podem ser contáveis ou incontáveis, mas com significados diferentes. Veja alguns exemplos:

paper – um jornal / some paper – papel

An iron – um ferro elétrico / some iron – ferro

glass – um copo / some glass – vidro

A rubber – uma borracha / some rubber – borracha (material)

hair – um pelo / some hair – cabelo

Como sempre menciono o objetivo não é que você fique memorizando a lista de substantivos contáveis ou incontáveis. Nos artigos eu quero sempre deixar você consciente de uma determinada situação para que você possa a cada dia conhecer mais acerca da língua inglesa.

Para aplicar este conceito de maneira intuitiva e natural  clique aqui

Espero que tenha gostado!