É possível aprender inglês com música?

Talvez você já tenha se deparado com essa dúvida e eu te digo que sim! É possível aprender inglês com música. Inclusive é muito indicado, pois assim como assistir séries e filmes legendados, onde os nativos utilizam em sua maioria do inglês informal, estar atento às conversações faz você aguçar sua capacidade de listening de forma bem natural.

Mas, quanto à isso, é importante você ficar atento a alguns detalhes.

Músicas, séries e filmes são excelentes aliados para aperfeiçoar o listening, principalmente se você tiver um pouco de dificuldade em entender o que os nativos falam e deseja melhorar nesse aspecto. Mas não se prenda à gramática! É muito comum erros gramaticais em músicas, e isso acontece por motivo nenhum: o autor da música simplesmente quis escrevê-la assim!

O vocabulário informal das músicas costuma trazer muitas gírias e até mesmo alguns palavrões, o que não faz mal nenhum você aprender, mas, novamente, não observe cuidadosamente palavra por palavra, pois é possível que você encontre algum erro gramatical e isso te deixará confuso.

Para começar a explicar, vou dar o exemplo de algumas músicas em português.

Um clássico e sempre comentado encontra-se na música “Eu nasci dez mil anos atrás”, onde já podemos ver no próprio nome a redundância do “há” e do “atrás” na mesma frase.

“Não olhe para trás” do Capital Inicial possui um trecho que diz que “pode ser fácil se você ver o mundo de outro jeito”. Bem, o verbo ver não está empregado no tempo verbal adequado. O correto seria conjugá-lo no futuro do subjuntivo e sua colocação na frase seria “pode ser fácil se você vir o mundo de outro jeito”.

Falei do português porque é sua língua nativa e você vai entender mais fácil o que eu quero te dizer. Não há motivo aparente que explique esses erros gramaticais nas músicas, e também não é porque o autor desconhece as regras do português. Talvez seja a licença poética, o regionalismo ou até mesmo o encaixe da frase dentro da melodia, mas no final das contas esse tipo de erro não é algo significante; ele está lá simplesmente porque quem escreveu o quis.

Temos alguns exemplos no inglês também.

Em “What goes around comes around” do Justin Timberlake, o trecho com erro é o “when you cheated girl, my heart bleeded girl”. “To bleed” (sangrar) é um verbo irregular, por isso ele é modificado no passado e no particípio, e no caso do trecho da música, o correto seria “when you cheated girl, my heart bled girl”.

“Black or White”, do Michael Jackson, também serve de exemplo e o erro está no trecho “It don’t matter if you’re black or white”. “Don’t” ou “doesn’t” são negativas que vem sempre depois de um pronome para uma frase no Present Simple. No caso do pronome “it”, a negativa que o acompanha é o “doesn’t”, então, se reformulássemos o trecho, ele corretamente seria cantando assim: “It doesn’t matter if you’re black or white”.

Elvis Presley canta, em “Hound Dog”, “You ain’t nothing but a hound dog”, sendo o “ain’t” e o “nothing” redundantes se postos na mesma frase.

Eu garanto que os autores dessas músicas não são completos desconhecedores da língua inglesa. Ou seja, por algum motivo ou até mesmo por motivo nenhum, há erros gramaticais em suas músicas!

keep-calm-and-music-on-21

Para otimizar seu tempo e seu aprendizado, aí vão algumas dicas importantes:

  • Escolha as músicas que você mais gosta;
  • Evite as que são muito rápidas ou as que o cantor usa muitas gírias e qualquer outro vocabulário que seja muito diferente do que você costuma ver (a não ser que você queria aprender novas palavras, além de treinar o linstening);
  • Busque a letra em um site confiável na internet, leia sua tradução e faça anotações;
  • Cante a música lendo a letra e depois repita esse processo, e torne isso um hábito na sua vida!

Lembre-se que a ideia da música é estimular sua capacidade de listening. Se você encontrar algum erro de gramática, isso é sinal de que você está atento! Mas não se prenda a eles porque, como já sabemos, fluência em inglês não depende exclusivamente de regras ortográficas.

Agora solte o play e vamos praticar!

 

 

================================================================================

Quer turbinar seu inglês? Baixe agora mesmo o e-Book Super Dicas para Fluência Gratuitamente e descubra qual o seu perfil de aprendizado e quais são os 5 passos para acelerar seu aprendizado!

ebooksuperdicasimagem