Como Melhorar a Pronúncia em Inglês

Dos vários aspectos envolvidos no aprendizado de uma língua, o que mais nos chama a atenção é a pronúncia, pois ela é considerada a essência da língua.

Para estudarmos a pronúncia, temos que nos lembrar de três pontos fundamentais:

  • Os sons da língua ou fonologia;
  • A sílaba tônica e o ritmo;
  • A entonação.
Dos três pontos acima, os sons da língua é o mais importante dos três. Embora isto não queira dizer que os outros aspectos devam ser deixados de lado, pois o aprendiz de uma língua pode pronunciar perfeitamente os sons e soar estranho por causa da sílaba tônica e da entonação.

Vou falar um pouco sobre cada ponto mencionado anteriormente, para que você possa entender o universo da pronúncia:

Os sons – as pessoas que estão aprendendo inglês têm que estar aptos a listar e definir os sons ou fonemas em inglês, escrevendo-os através de símbolos fonéticos. Para quem ainda está começando, a dica é comece aprendendo o alfabeto fonético.

O ritmo e a sílaba tônica – o ritmo na fala em inglês é caracterizado por unidades de tons, pode ser uma palavra ou um grupo de palavras que carregam uma sílaba mais forte. Na sentença “Peter come here, please!”, nós dividimos em duas unidades de tons: ‘Peter’ e ‘come here, please’!

Entonação – é o aumento e a diminuição do tom. É um aspecto importante da pronúncia em inglês.

Depois dessa breve explanação, tenho algumas dicas para você melhorar sua pronúncia:

  1. Quando estiver lendo, leia sempre em voz alta. Isso te faz sentir-se mais seguro e essa confiança faz com que você ao perceber que errou, corrija-se, procurando melhorar cada vez mais.
  1. Tenha sempre um caderno com você, onde você possa anotar cada palavra nova que aprender. Tente aprender palavras novas todos os dias. Não se esqueça de lê-las em voz alta.
  1. Fale, repita e repita. Através da repetição as palavras se fixam na sua mente e você aprende mais rápido e com certeza praticando dessa forma, a sua pronúncia melhorará relativamente.
  1. Faça amizades com pessoas que gostem de inglês e que falem inglês. Converse com elas, não se acanhe. Nos dias de hoje o que importa é a comunicação. Se achar que está falando alguma palavra de forma errada, continue falando mesmo assim, até a ganhar mais segurança e fluência.
  1. Assista, sempre que puder filmes em inglês. Não se esqueça de anotar cada palavra nova que aprender e continue seguindo os passos anteriores, lendo-as em voz alta, repetindo sempre.
  1. Grave sua voz para ouvir depois, só assim você conseguirá detectar em qual aspecto da pronúncia precisa melhorar. Em seguida, compare sua pronúncia com a de um nativo. Lembre-se que você não precisa falar igual para poder se comunicar. O importante é falar pelo menos parecido.
  1. Quando não souber o significado de uma palavra, use o Google tradutor. Lá, além do significado, você terá uma ferramenta em que você pode escutar e reproduzir a pronúncia da palavra.
Lembre-se que, a fluência e a pronúncia de uma língua caminham sempre juntas. Seja otimista e confiante quando estiver estudando e a tendência será o seu progresso.

Bons estudos!