Como Entender Inglês Falado: Veja como Treinar seus Ouvidos!

Quero falar com você hoje sobre o processo do “listening”,  que é umas das habilidades de comunicação mais básicas e ao mesmo tempo mais negligenciadas. Muitas pessoas me perguntam como melhorar a sua capacidade auditiva e, assim, entender o que outros falando inglês sem dificuldades.

Bem primeiramente você deve entender que a compreensão de tudo que ouvimos se dá de maneira passiva, ou seja, o sentido entra em nossas mentes, pois existe um processo cognitivo intenso e só através da interação entre o ouvinte e o que se ouve é que acontece esta compreensão.

O que sabemos de uma língua vem do input – entradas – que recebemos dela, via leitura ou audição e quando processamos esse input, construímos nosso output – saída – , ou seja, usamos a linguagem escrita ou falada – nos comunicamos.

Quando ouvimos uma conversa informal, destacamos na maioria das vezes as suas características típicas: frases curtas e incompletas, pronúncia incorreta, vocabulário coloquial, frases sem uso de gramática correta, ruídos (sons não identificados pelo ouvinte), repetição do que foi dito, etc.

Os exercícios de “listening” permitem que o estudante de inglês ouça uma variedade maior de sotaques, timbres, velocidades do discurso, e, por tanto, pareça cada vez mais natural ao falar o idioma. Algumas estratégias são importantes na hora de praticar o “listening”. Muitas delas são apenas aplicáveis nas situações em que há interação entre falante e ouvinte.

Veja quais são:

  1. Identifique as palavras-chave do que se ouve. É muito importante captar a essência para uma melhor compreensão; Em uma frase de 10 a 15 palavras há normalmente apenas 3 ou 4 palavras chave…
  1. Preste atenção a elementos não verbais (gestos, expressões faciais). Às vezes quando não compreendemos o que uma pessoa está falando, apenas observando-a em seus gestos, compreendemos tudo que está sendo dito;
  1. Preste atenção a elementos fonológicos (junção de palavras, entonação, redução). Todo esse conjunto é fundamental na compreensão auditiva;
  1. Peça esclarecimentos e negocie sentidos. Não entendeu? Peça pra repetir, é super normal.

Veja as 5 principais dificuldades encontradas para se entender inglês com os ouvidos:

  1. Não conseguir capturar o som real do inglês;
  1. Focar na compreensão de cada palavra. Por exemplo, se perder o significado de uma, a pessoa fica perdida;
  1. A compreensão só acontece se a pessoa falar devagar e claro;
  1. A necessidade de ouvir mais de uma vez para poder compreender;
  1. Dificuldade em guardar tudo que escuta;

A prática da compreensão auditiva acontecerá gradativamente, não se preocupe, mas será necessário que sua dedicação e empenho nessa tarefa sejam fundamentais. Portanto, algumas dicas são muito importantes no desenvolvimento dessa habilidade:

  • Escute músicas em inglês; além de exercitar o ouvido você estará enriquecendo o seu vocabulário;
  • Assista a filmes com o áudio original em inglês; tente entender o que está sendo dito, os diálogos, faça anotações de toda palavra nova que ouvir; Use a legenda em inglês caso tenha muita dificuldade.
  • Exercite seu ouvindo fazendo drills (exercícios auditivos de repetição); você encontra muitos deles online ou em materiais de estudo acompanhados de CDs ou DVDs;
  • Utilize o skype para fazer amizades com estrangeiros e, a partir daí conversar, trocar ideias e praticar inglês.

Nunca esqueça que o mais importante na hora de “educar o ouvido” é sempre praticar. Fazendo isso você vai ver seu progresso dia a dia. E não se esqueça de se divertir. Associe tudo isso a atividades e temas que te dão prazer para potencializar ainda mais o desenvolvimento de sua fluência.

  • Gostei muito deste blog.Diz aí,tenho 33 sessões em arquivos pdf,tudo em inglês e a minha pergunta é: existe um software para traduzir todo o conteúdo nestes arquivos?

  • Ronaldo

    Tudo em inglês.

    • Sim,estão todos em inglês e quero traduzir para o português…..