5 Dicas para Ampliar Seu Vocabulário em Inglês sem Sacrifícios

Quando estudamos outra língua, no nosso caso o inglês, medimos o nosso progresso com base no número de palavras que aprendemos. Conhecer as palavras mais certas para se comunicar nas mais diversas situações é sem dúvida um pilares da fluência.. No entanto, conhecer muitas palavras não é necessariamente garantia de boa comunicação. Você precisa antes de tudo ter um vocabulário de qualidade para falar inglês e decorar palavras, com certeza,  não é o melhor jeito.

Enriquecimento vocabular é uma parte muito importante do aprendizado, tanto do ponto de vista da fluência, como por motivos psicológicos, pois quando sentimos que estamos fazendo progresso, a nossa tendência realmente é progredir. E o mais importante é que você não precisa saber o dicionário inteiro para falar inglês já. Como eu já mencionei anteriormente cerca de 80 % da fluência reside em apenas 30% do vocabulário existente. No meu Curso Completo Propulsão para Fluência eu menciono como você pode acelerar seu aprendizado com este princípio.

Então, como faremos para aprender as palavras em inglês sem esquecê-las depois?

O segredo é aprender um pouco por dia. Não aprendemos palavras isoladas. Precisamos fazer uma associação mental dessas palavras ou tentamos  aprender famílias de palavras. Por exemplo, estamos estudando as cores e quando dizemos blue (azul) é mais fácil aprender quando associamos essa palavra à cor do céu.

 

Veja um exemplo bem prático de associação de palavras:

english-vocabulary-words

Quando sabemos que há milhares de palavras novas pra aprender, a construção de vocabulário parece difícil. Aí pensamos que nunca chegaremos lá, não é verdade? Existem algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar seu inglês significativamente, basta apenas colocá-las em prática. Vamos lá?

 

1 – Forme Frases com as Novas Palavras

Se você se depara com uma ou mais palavras novas, anote e faça um registro individual de cada uma delas em um caderninho e tente formular frases com essas novas palavras. Se não sabe o significado, procure em um dicionário, pois lembramos com maior facilidade aquelas palavras cujo significado nós descobrimos sozinhos.

 

2 – Use Imagens

Um recurso bem legal é usar a pesquisa de imagens do Google ou qualquer outro buscador. Quando associamos imagens  ajudamos  nosso cérebro a reter a informação na memória de longo prazo. Quando combinamos sentidos múltiplos como visão e audição ampliamos significativamente a possibilidade de não esquecer.Isso se chama sinestesia.

 

3 – Uma Pitada de Diversão

Existem vários jogos em inglês on-line que nos ajudam a enriquecer nosso vocabulário. Se não quiser jogar on-line, existem revistas especializadas nesse tipo de jogo. Exemplos: puzzles, crosswords, hangman, etc. Tá esperando o que? Jogue, pratique, descubra palavras novas. Isto vai ajudá-lo não só a melhorar seu vocabulário, como também melhorar a sua memória.

 

4 – Use Etiquetas

Outra dica bem interessante é colar pedaços de papel com as palavras que se deseja aprender em objetos no seu quarto, no banheiro, na cozinha, enfim, em todos os lugares que você achar interessante e que te ajudarão na memorização. Não tem como não aprender ou não memorizar essas novas palavras se está olhando pra elas a toda hora.

 

5 – Aproveite o que Gosta e Divirta-se

Quando estiver assistindo um filme em inglês, lendo um jornal ou uma revista e encontrar alguma nova palavra, anote-a para depois descobrir seu significado. Faça do aprendizado de inglês uma forma divertida e prazerosa. Prazer mais informação é a combinação perfeita para potencializar seu aprendizado. Fazendo isso, você verá que seu vocabulário vai crescer a cada dia. 

Espero que goste!

Banner2

 

  • José Taveira

    Very nice! Thanks.

  • Alisson da Silva Batista

    Quero aprender.

  • Hey, thanks for sharing so much helpful information with us.