5 Dicas de Inglês para o ENEM

Os pré-vestibulandos e vestibulandos sofrem, pois no “mundo” deles não existe lazer, diversão e, a única coisa interessante e importante, é a dedicação a muitas horas por dia aos livros.

Então, nada como algumas dicas para facilitar a vida deles na hora da prova de inglês no ENEM.

Considere que a prova de inglês do ENEM possui 5 questões contextualizadas e boa parte dos textos são curtos, a interpretação dos mesmos de uma forma correta fará com que você seja considerado um vencedor ou um perdedor. E você com certeza, não quer ser um perdedor, quer?

Então vamos às dicas:
1. Preste atenção às imagens do texto

Observe se possui imagem, pois a imagem de um texto diz muita coisa sobre ele. Por exemplo, um texto com imagens de vários animais, em seu habitat, pode indicar que o texto vai falar de fauna, entende? Mas, se ele não possuir, siga para a próxima dica.

2. Tente entender o que o título do texto diz

Se eu compreender o título do texto, eu posso lançar mão do meu conhecimento empírico, ou seja, daquilo que eu já sei sobre determinado assunto. Os textos, em sua grande maioria, traz a ideia central do texto expressa no seu título. Por isso, preste bastante atenção e, depois de tentar compreender sobre o que ele trata, pergunte-se o que você sabe e siga adiante na leitura.

3. Tente identificar o tipo de texto

Preste bastante atenção se o texto é uma charge, uma notícia, uma propaganda, uma música ou poema, pois a interpretação de cada estilo é diferente. Veja:

Charge- observe se as personagens estão tristes, alegres, conversando ou pensando. Qualquer detalhe pode ser imprescindível, pois isso ajuda a identificar o verbo correto nas alternativas de respostas.

Notícia- os títulos e subtítulos dão dicas sobre qual assunto a notícia está relacionada. Preste atenção também nos sites de referência que ficam expressos abaixo da notícia, pois eles indicam que tipos de textos são tratados nestes sites.

Propaganda- faça perguntas assim: que tipo de produto é? É nacional ou internacional? Se for internacional, quais os países e públicos que mais consomem o produto?

Música ou poema- descubra quem é o autor ou compositor, pois depois desta descoberta você terá noção sobre o texto, por exemplo, que estilo de música ele gosta, que tipo de poema ele escreve, de onde ele é etc.

4. Cuidado na hora da tradução

Após descobrir a ideia central do texto, não tente traduzi-lo palavra por palavra, pois existem várias gírias e expressões que se forem traduzidas ao pé da letra, perdem completamente o sentido. Tome bastante cuidado nesta etapa.

5. Fique atento aos falsos cognatos

Memorize o máximo de falsos cognatos que conseguir. A maioria das provas de vestibular e com o ENEM não seria diferente, utilizam-se deste recurso como “casca de banana” na elaboração de suas provas.

Seja cuidadoso e atento na hora da prova de línguas. Acredite, não existe uma língua mais fácil que outra. Todas são difíceis, mas com bastante esforço e estudando sério, elas se tornam mais fáceis.

Boa prova!