As 4 Habilidades Fundamentais para Aprender Falar Inglês Fluente

Falar inglês fluente figura entre as principais metas e objetivos no início de cada ano para milhões de pessoas. Isso, por que, como você já está careca de saber, a fluência em inglês abre muitas portas, entre elas:

  • Amplia suas chances no mercado de trabalho, pois as oportunidades para quem é fluente são maiores e melhores (Geralmente pessoas fluentes tem mais de uma vaga disponível para escolher e chegam a ganhar até 40% a mais);
  • Amplia suas possibilidades como empreendedor – caso este seja o seu caso;
  • É imprescindível para o crescimento acadêmico – especialmente se você deseja fazer Mestrado e/ou Doutorado;
  • Amplia suas conexões sociais e possibilidades de crescimento pessoal;
  • Te dá a possibilidade de aproveitar suas séries de TV e músicas favoritas no original;
  • Viajar para o exterior sem a necessidade de um tradutor com muito mais autonomia e tranquilidade;
  • E, muito mais…

No entanto, basta você olhar ao seu redor para constatar que a minoria consegue realmente ficar fluente em inglês. Isso porque, embora o Brasil seja detentor do recorde mundial em número de escolas de inglês por habitante, a maiorias das metodologias são ineficientes e projetadas para te manter aluno o maior tempo possível, pelos motivos óbvios. Quanto mais tempo você levar para aprender melhor !!

A esta altura você já sabe quais são as vantagens de aprender falar inglês fluente. Por isso, hoje vou lhe falar sobre as quatros habilidades fundamentais ou básicas da fluência em inglês.

  • Ouvir (listening);
  • Falar (speaking);
  • Ler (reading);
  • Escrever (writing).

Listening

Music___Girl_listening_to_music_in_headphones_047792_

Essa habilidade é conhecida como “educar o ouvido”, ou seja, aprender a escutar, entender e compreender o que está sendo dito. O seu desenvolvimento acontece deforma mais acentuada quando aumentamos os canais de entrada do idioma: ouvindo músicas em inglês, assistindo filmes, ouvindo pessoas fluentes falando, etc.

As crianças são campeãs em listening, pois internalizam o idioma com os ouvidos. Este é o canal de entrada do idioma para eles. É ouvindo que eles aprendem a falar, e não levam anos para isso. Este é o processo natural da comunicação: ouvimos e, então, nos tornamos aptos a falar. Já observou que as pessoas surdas de nascimento também não desenvolvem a fala?

O sistema tradicional de ensino de inglês erra ao forçar pessoas que ainda não desenvolveram ouvidos a falar. É o mesmo que forçar um deficiente auditivo a falar. Como ele pode falar aquilo que não ouviu? Lembre-se: o idioma é um processo fonológico. Ou seja, envolve sons. Parece óbvio, mas muitas pessoas e até grandes redes de idioma se esquecem disso focando o aprendizado em memorização de regras e listas de vocabulário.

Dica:  Inclua seu ouvido e a velocidade de aprendizado aumentará assustadoramente. Selecione dez músicas que você mais gosta, de acordo com o estilo que você mais gosta, imprima as letras, leia, cante. Não se preocupe se você está cantando certo ou errado. Fazendo isso, com certeza, você estará desenvolvendo a sua fluência. Muitas pessoas desenvolvem muito sua capacidade de fluência em inglês assim. Portanto, se entregue ao prazer de cantar e divirta-se.

 

Speaking

aprender falar ingles

Está associada à habilidade anterior, só que além de ouvir, agora precisamos repetir os sons ouvidos. Esta é sem dúvida a maior dificuldade, principalmente para as pessoas que ficam envergonhadas com medo de errar por não terem desenvolvido à fluência no nível que gostariam ainda. É importante deixar de lado o perfeccionismo. Quanto mais prática, mais teremos domínio na fala e na fluência.

Dica: Grave sua voz se for possível, e em seguida compare-a com a voz de um nativo. Esta é uma ótima técnica para desenvolver a fluência.  Existe também outra técnica bem interessante que foi usada há muito tempo: é a técnica da repetição. Foi usada pelos soldados no exército para aprender rápido uma segunda língua. Então, fique em frente a um espelho e comece a repetir frases, palavras. Faça isso e perca seu medo. Afinal, ninguém nasce sabendo de tudo. Descubra a melhor técnica pra você e vá em frente!

 

Reading and Writing

aprender falar ingles

Essas duas habilidades só serão bem desenvolvidas se praticarmos a leitura. Lendo sobre assuntos que te interessam em blogs, jornais e até outdoors você estará desenvolvendo estas duas habilidades simultaneamente. Uma forma de praticar a escrita é fazendo amizades nas redes sociais. Acreditem, os gringos adoram trocar mensagens com brasileiros. Mas cuidado! Este é um inglês mais informal. Para escrever bons textos formais é possível que você precise de um pouco mais de prática e um alguém para te direcionar.

O ideal é que estas 4 habilidades sejam desenvolvidas, mas algumas pessoas não desejam realmente tudo isso. Para alguns é importante ser capaz de se comunicar em viagens, para outros conseguir ler relatórios em inglês no trabalho é mais importante. Enfim, analise suas necessidades de comunicação e aplique as dicas que eu dei para desenvolver as habilidades que são mais essenciais para o que você precisa.

I hope you liked!

 

  • Pablo

    Boa dica. Pena que não tenha um “botão” para compartilhar no facebook. (ou pelo menos não encontrei)

    • inglesagora

      Muito obrigado pelo comentário Pablo. Em relação ao botão já está sendo providenciado. Obrigado e Grande Abraço (-:

  • Marcio Rodrigues

    Muito bom poder ler e aprender estas dicas de melhorar o aprendizado do ingles. Muito obrigado.

    • Olá Márcio,

      Eu que agradeço poder contar com você por aqui amigo. Nosso trabalho é focado justamente no benefício que traz a milhares de pessoas que buscam ajuda para realizar o objetivo de aprender inglês de maneira mais eficiente.

      Valeu pela participação!

  • Sandro Melo

    Dicas interessantes, parabéns!

    Gostaria de acrescentar uma dica que me ajudou bastante. Ao invés de considerar o aprendizado de Inglês como um inimigo a ser vencido ou algo parecido, encarar o processo como uma ferramenta adicional de crescimento pessoal e profissional, como Excel, Word, etc.

    É uma mudança de percepção que torna o processo mais leve e eficiente.

    Abs, Sandro

    • Olá Sandro,

      Sem dúvida! Você está falando de algo fundamental para o sucesso não apenas no inglês como na vida, que é o mindset (mentalidade). Muitas pessoas estudam muito e não têm resultados porque se auto-sabotam com uma percepção errada como você disse.

      Ótimo comentário!

  • nero

    Estudo um ano sozinho já aprendi bastante já consigo ver filmes e
    compreender as palavras..

  • roberio borges

    eu costumo cantar todas as musicas do meu aparelho movel, alto, me sinto bem , e hoje quando preciso interagir com estrangeiro , nao passo vergonha hehe

    • Legal Robério,

      A música é um recurso excelente para o aprendizado de inglês! Aqui no blog inclusive semanalmente na série inglês com música publicamos uma música com tradução e comentários sobre os termos mais usados.

  • Soo good. I really liked it. I’m learning english and I’m still feel nervous. But I really love English. English’s amaze.

    • You can count on me to move foward Isa. I agree with you. english is awesome indeed!

  • neuza

    Gosto muito de inglés, já consigo ler frazes, e traduzir alguns trechos de musicapreciso aprender pronucia, já comprei alguns cd, e entro em varios saites, vou fazer um curso assim que puder.

    • Olá Neuza,

      Muito bom. Isso mostra que você é uma pessoa pró-ativa e que não espera o momento oportuno, mas faz o momento com os recursos que você tem. Continue acompanhando nossas dicas diárias como artigos, vídeos, etc, e tenhpo certeza irá aprender bastante!

  • Zemm da Mata

    Adorei a dica, realmente muito boa a aula..

    • Olá Zemm,

      Fico feliz que tenha gostado! Valeu pela participação!

  • Fernando

    Ótima dica, realmente quero apreender a falar e entender o inglês.

    • Raphael Silveira

      Conte comigo para avançar!

    • Olá Fernando,

      Conte comigo e com nosso trabalho aqui no blog para acelerar seu caminho nesta jornada!

  • Helder Lopes

    Realmente pode vivenciar a excelencia desse método. Em 2012 tive amigos fluentes e vivia de musicas no idioma ingles. Aprendi muito de verdade, mais do que com todos as aulas de ingles. Pena que eles se mudaram e não pode continuar treinando. Hoje sou um dos poucos na cidade onde estou que sabe algo de inglês. Conhecimento nunca é demais e quero aprender mais ainda. Parabens por divulgar o método rápido e anticapitalista para aprender idiomas.

    • Olá Helder,

      Valeu pelo reconhecimento. Será um prazer ter você acompanhando nossa dicas e conteúdos, que certamente vão te ajudar na caminhada rumo à fluência!

  • Cleo Nobre

    Achei as dicas excelentes.

  • Olá Guilherme,

    Estatisticamente apenas 5% da população brasileira fala inglês fluentemente. No vídeo/artigo a referência não é local, mas em relação ao contexto nacional como um todo.

    Obrigado pela participação!